NovaOferta incrível para nossos assinantes exclusivos!Leia mais
38°C
6 de December de 2022

O HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO RESIDE EM ÁFRICA (ANGOLA/KWUANZA NORTE)

  • novembro 21, 2018
  • 2 min read

Um dos homens mais velhos do mundo reside em ÁFRICA/Angola e clama por socorro!

#Partilhe

Chumbo Cala (Xumbu Kala) é o nome do cidadão angolano que conta com cerca de 136 anos de idade e vive no Bairro Quibelenguenze, na Aldeia Nova, Município da Banga, Província do Kwanza Norte.

Pela idade é considerado, pelos vizinhos e distintos visitantes, como um dos mais velhos do mundo. É tido como uma biblioteca viva e tem contribuído diariamente, com o seu saber, nos dados históricos do país, para qualquer cidadão que solicita o seu apoio nesse sentido, entre alunos, professores e até mesmo alguns dirigentes municipais e comunais.

Segundo foi constatado por uma equipa do jornal Manchete, o mais velho vive em condições precárias e necessita do apoio da sociedade, pois o seu sustento depende da solidariedade dos vizinhos que também vivem em condições difíceis.

Chumbu Cala disse não ter tido filhos devido aos problemas de saúde provocados pela escravatura de que foi alvo nos idos anos de 1895, aos catorze anos de idade até que se juntou com sua mulher em 1907 aos 26 anos de idade.

Seus conselhos de longevidade
Aos jovens, ele diz que não é fácil chegar nesta idade, é necessário respeitar os outros, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, não cobiçar a mulher do outro, ser humilde, não exagerar em tudo que fizemos na vida. As pessoas não devem fazer mal aos outros para se beneficiar ou mesmo para se enriquecer.

About Author

Justno De Namicopo Music

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *